g2h

level

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Coupé é da Fiat

Coupé é da Fiat,esportivo e compacto com 5 marchas ficou entre as vedetes o coupé Turbo.

Chegando ao Brasil em 1995 com sua versão 2.0. Muito embora o inicio da fabricação foi em 1994. Foi produzido num período de 6 anos quase 73.000 unidades. A vedete teve seu designer interior Pininfarina e exterior Chris Bangle.

Entre os primeiros desenhos e o lançamento do carro, passaram-se cerca de quatro anos. O resultado final preservou a proposta radical dos cortes diagonais por cima das rodas e dos contornos "musculosos" por toda a carroceria.
No início de 1991, o estúdio Pininfarina apresentou sua proposta para o Coupé, claramente baseada nas linhas da Ferrari 456GT, e considerada muito convencional para o que a Fiat queria da imagem do novo esportivo.

A proposta "da casa" foi retomada, mas a partir daí foi sendo mesclada com idéias da Pininfarina, que terminou sendo responsável pelo projeto do ferramental, do detalhamento do projeto e também pela produção dos carros - sim, o carro foi fabricado na Pininfarina, que é montadora de diversos "fuori sieri". Nunca houve uma linha de montagem Fiat para o Coupé.
Daí o logotipo Pininfarina nas laterais e no painel do carro, mas sem o acompanhamento "design by", como em outros projetos totalmente concebidos naquela famosa casa de design italiana. Uma das propostas adotadas foi o conceito da roda com quatro raios inclinados, presentes em um dos modelos em escala acima, que lembra a marca das barras inclinadas da Fiat e procurava uma personalidade própria para o carro, fugindo mais uma vez de ser simplesmente uma cópia "barata" de uma Ferrari.
O resultado final foi uma fusão entre os conceitos dos dois centros de design, com detalhes - em especial no interior - que lembram a Ferrari 550 Maranello (concebida pela Pininfarina na mesma época e lançada um ano depois do Coupé, em 1995).
O interior do carro é Pininfarina (houve também uma proposta dos designers da Fiat, dessa vez rejeitada) e manteve também o espírito dos rascunhos iniciais.
Atingindo o ápice de produção em em 1994 com 17.619 unidades e o seu ultimo ano de construção em 2000 com 2.357 unidades.
Fai trazido ao Brasil 1.600 unidades com o motor 2.0 , o motor era bem parecido com o tipo 16v.
Existem rumores que existe uma serie especial para venda sob encomenda. A verdade é uma só ,eu bem que gostaria de possui um modelo para dar uma desfilada em São Paulo e Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares