g2h

level

domingo, 4 de julho de 2010

fiat punto mais vendido

Fiat Punto é um modelo de automóvel compacto da marca FIAT. Na Europa existem os modelos Punto e o Gran Punto.



Não se deve confundir o Punto europeu (das mesmas dimensões do Fiat Palio) com o modelo brasileiro, conhecido como Grande Punto na Europa (foto). O Punto é o sucessor do Uno nos países desenvolvidos e surgiu no final de 1993, em 2005 surgiu o grande punto (europa), desenhado por Giorgetto Giugiaro, para suprir uma lacuna entre o punto e o Stilo, no período do frustrado acordo industrial entre GM e Fiat.

Em agosto de 2007 o Grande Punto foi lançado no Brasil com tecnologia bicombustível. Seus concorrentes diretos são o francês Citroën C3 e o alemão Volkswagen Polo.

Em 2005/2006 chegou a ser o carro mais vendido da Europa e, ao lado do Bravo (sucessor do Stilo) e do recém lançado Cinquecento (Fiat 500) são responsáveis pela recuperação da FIAT que estava com problemas financeiros até a crise das montadoras americanas em 2008/2009.

Enquanto na Europa o Grande Punto utiliza a plataforma do novo Opel Corsa europeu, no Brasil, a Fiat utiliza uma plataforma nova, mantendo a estrutura central da européia e combinando elementos de suspensão com o Idea Idea e Stilo Stilo [1].

O design, no entanto, foi mantido praticamente inalterado em ambos modelos, exceto pela ausência de repetidores de direção (piscas) laterais na versão brasileira.

O modelo italiano foi lançado em setembro de 2005, com estilo distinto. Nesse modelo, a frente do Punto tem estilo um pouco retrô, lembrando os carros esporte italianos dos anos 1960, especialmente os Maseratis (que também pertencem ao grupo FIAT).

No Brasil, o Punto apresenta alguns opcionais inéditos, como o novo sistema Blue & Me, desenvolvido em parceria com a Microsoft, que conta com tecnologia Windows mobile e permite ao motorista desempenhar várias tarefas com comando de voz (como acionar agenda telefônica, atender chamadas telefônicas por meio de bluetooth, ouvir através do sistema de áudio do veículo as mensagens SMS, escutar músicas em MP3, entrada USB para pendrive e mp3 player). O Punto também estréia o novo logotipo vermelho da Fiat, embora o logotipo azul não tenha sido excluído dos outros carros da marca. O espaço interno por ter entre-eixos 2,51 m da a ele um bom espaço, principalmente para os ocupantes dos bancos dianteiros, mas o porta-malas comporta apenas 280 litros. O Grande Punto tem classificação entre compacto premium pelo porte geral, acabamento e preço, e entre os médios pelo entreeixo. A Fiat não trouxe no lançamento do Punto o câmbio automatizado Dualogic,presente nos outros carros da marca.Mas em 2010 a Fiat dará ao Punto a transmissão Dualogic(junto de uma provável mudança de motor).

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fiat_Punto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares