g2h

level

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Fiat Strada ideal

Fiat Strada para quem gosta de espaço para carregar objetos e passageiros.


O Fiat Strada é um automóvel fabricado pela Fiat. É a versão pick-up do Palio. É produzido desde 1998, com cabines simples e estendida, atualmente nas versões Fire 1.4, Trekking 1.4, Trekking 1.8 e Adventure 1.8, todas com motorização Flex.


A picape da linha Palio surgiu em 1998, como modelo 1999, quase três anos depois do modelo que lhe deu origem. A Strada chegou para substituir a Fiorino Pick-up e apresentava muitas qualidades em relação a ela. Era maior, mais moderna, com maior oferta de equipamentos e com capacidade de carga ampliada. Inicialmente veio apenas com cabine simples, em três diferentes versões de motorização e acabamento: a básica era a Working, equipada com motor Fiasa 1.5 de 76 cv. A intermediária era a Trekking, com motor 1.6 de oito válvulas e 92 cv. E no topo da gama estava a LX, com motor 1.6 16V de 106 cv.

A caçamba não era a maior do segmento (a da Courier continuava imbatível), mas era bem razoável, contando com 51 cm de altura, 1,29 metro de largura e 1,77 metro de comprimento (medidas internas). Um pequeno degrau no pára-choque traseiro ajudava na carga e descarga do veículo e havia oito ganchos para amarração no compartimento de carga.

Em 1999 surge a Strada Estendida, numa ousada estratégia da Fiat, que por meio de pesquisas detectara que a maior parte dos usuários não transportava grandes objetos na caçamba. Assim, em detrimento do espaço externo, a cabine ganhou 30 cm a mais, o que proporcionava 300 litros de capacidade de carga atrás dos bancos.

A caçamba, em contrapartida, passou de 2,4 metros quadrados de área para 2,0 metros quadrados e a capacidade de carga desceu de 705 kg úteis para 685 kg úteis. Um interessante teto solar era oferecido como opcional. Infelizmente os mesmos trilhos de bancos da versão convencional eram instalados na Estendida, o que não se traduzia em maior espaço para os ocupantes mais altos. A nova Strada era disponível nas versões Working e LX.

Em 2001 é a vez da série especial MTV. Em 2002 a linha passa pelo primeiro face-lift desde o lançamento, acompanhando as linhas da então recém-lançada linha Palio. As mudanças atingiram basicamente a parte dianteira, com novos faróis, capô, pára-choques e pára-lamas.

Ainda em 2002, mas já como modelo 2003, a Strada ganha o motor 1.8 Powertrain (fruto de uma associação já finalizada entre Fiat e GM para produção conjunta de motores) de 108 cv no lugar do 1.6 16V.

Outras mudanças ocorrem para a linha 2003, como o fim da versão LX. E a versão básica, inexplicavelmente, ganha motor 1.3 8V, com apenas 67 cv e painel do Palio antigo, para baratear os custos. De fato ela custava cerca de R$ 500 a menos em relação à antiga versão básica, mas esse desconto não compensava o “downgrade”.


Em 2005 a Fiat apresenta a versão Trekking com motor 1.4 Flex, mas já como modelo 2006. Ainda para 2006 é lançada a Try On. E em abril de 2007 foi a vez da Original Adventure.

Comprando uma Strada usada

A picape da Fiat tem alguns pontos fortes a seu favor, como estilo, robustez, baixo índice de manutenção e uma posição de dirigir que agrada a quase todos os gostos. Pena que, como já foi citado, os trilhos dos bancos da Estendida sejam os mesmos da versão com cabine normal, pois poderia se tornar uma excelente opção para aqueles que têm maior estatura.

Entre os pontos a serem observados na hora de comprar uma Strada usada, atente primeiramente para o estado da caçamba e da parte inferior do veículo, principalmente na dianteira, que é baixa nas versões básicas, o que pode denotar uso acentuado para trabalho.

Cuidado com carros com placas de fora (iniciadas pelas letras M, A, L e H, principalmente), pois quase sempre são carros usados por locadoras, que são vendidos posteriormente.

Em geral o estado desses veículos não é tão bom quanto os oferecidos por alguns particulares, com uma diferença de preço que acaba não compensando. Sem falar que a elevada quilometragem é mais um pênalti nesse caso.

A Strada, a exemplo do que acontece com a maior parte das picapes desse segmento, conta com poucos itens de série, principalmente nas versões de entrada.

Atente para o estado da suspensão dianteira, com relação a ruídos e estalos. A embreagem desses carros, em algumas unidades, apresenta vibrações e trepidações precocemente. O engate da ré já não é fácil, mas algumas Strada têm a tendência de apresentarem esse engate ainda mais difícil.

Volante desgastado com o uso nem sempre significa quilometragem elevada, pois há um defeito crônico nesse componente e na manopla do câmbio, que faz com se desmanchem mesmo com uso brando. O mesmo acontece com as forrações das unidades mais antigas, que mesmo bem cuidadas apresentam fortes marcas de uso com o tempo.

Em 2009,a Fiat lançou a Strada Adventure Cabine Dupla, o que foi uma inovação no mundo das Pick-ups.




4ª Geração
Construtor: Fiat
Produção: 1996–presente
Antecessor: Fiat Fiorino Pick-Up
Classe: Picape Pequena
Tipo de Carroçaria: Picape
Motor: 1.0 mpi Fire
1.3 mpi Fire
1.4 Fire
1.5 mpi
1.6 mpi
1.8 GM
1.6 mpi 16v
Caixa de velocidades: Manual de 5 velocidades
Modelos relacionados: Fiat Palio
Fiat Palio Weekend
Fiat Siena
Modelos similares: Chevrolet Montana
Ford Courier
Volkswagen Saveiro

origem: wiki

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares